“Retrato de uma mulher deitada”

AUTORA: Ana Seia de Matos
DATA: 2021
TIPOLOGIA: Bordado
MATERIAIS: Tecidos de algodão, linho e mistos, fio de linho e lã de arraiolos
N.º DE INVENTÁRIO: MF.2021.012
N.º DE CATÁLOGO: #039

Memória Descritiva

A escolha do bordado prende-se com uma preferência pessoal por este tipo de expressão artística. A peça foi bordada à mão sem bastidor, com recurso a restos de tecido e fibras naturais sobretudo no que diz respeito aos fios, que são de linho e lã de arraiolos. O tecido de linho e o fio de linho que prende os pedaços de tecido são de Várzea de Calde.
Quis que a peça tivesse um aspecto um pouco improvisado, como se feito com os materiais que estivessem na altura disponíveis e não uma peça pensada e executada de forma muito metódica e preparada.
A lembrança de Sarah Affonso deve-se ao seu uso do bordado também como forma de expressão e da minha perspectiva do que teria sido uma experiência diferente do uso desta técnica, numa altura em que esta artista se aventurava pela faculdade de Belas Artes, conhecendo e admirando o grupo de Orpheu e os seus ideais modernistas.

A Falsidade Explicitada

Consultar as ligações:

Biografia de Sarah Affonso feita aquando do centenário.
Informação acerca da Casa da Calçada
Sobre a Casa da Calçada em monumentos.gov.pt

Sobre Ana Seia de Matos

Licenciada em Design de Interiores pelo Instituto de Artes Visuais Design e Marketing, em Lisboa, e pela Facoltá Di Architettura do Politécnico Di Milano, em Milão, desde 2004.
Entre 2014 e 2016 esteve envolvida no Projecto T, desenvolvido pelo Projecto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, na área da Cenografia, onde foram acompanhadas três turmas do 3.º ciclo, de Canas de Senhorim, Nelas e Carregal do Sal. Em Maio de 2015 desenvolve juntamente com o artista Luís Belo, uma série de 9 vídeos experimentais, que acompanham o espectáculo de música da banda Azul Espiga, no Teatro Viriato em Viseu.
Em 2015 recebe um convite da Associação Gira Sol Azul para fazer uma exposição acerca da Orquestra Cine Jazz de Viseu, a estar patente durante a 3ª edição do Festival de Jazz de Viseu. A 11 de Março de 2016 inaugura a exposição Da Velhice , na Quinta da Cruz, em Viseu. Da Velhice faz parte de uma série de exposições individuais e é feita com a técnica de bordado. Em 2016 trabalha na cenografia e figurinos da peça de teatro com produção da Amarelo Silvestre Associação Cultural, “Museu da Existência”, para a estreia em Viseu.
Participa no Festival de Street Art Tons de Primavera 2018 em Maio, a convite do Município de Viseu, com a instalação “Mãos que nos tecem” para a aldeia de Calde. Em 2017 inicia a trilogia Alentar, ilustrações bordadas, tendo a primeira série, Família, inaugurado no espaço EntreLed e Design e a segunda série, Perda, no espaço Pipiar.
A terceira série, Contemplar, com o apoio do programa Viseu Cultura na Linha Criar, inaugurou em Novembro de 2018, na Casa da Ribeira. Em Outubro de 2020 inaugura a exposição Assopro no Museu Almeida Moreira, um conjunto de 3 instalações interactivas, com trabalhos de bordado em relevo e crochet, com o apoio do programa Viseu Cultura na Linha Criar.
Elabora a cenografia para a peça de teatro Dos Deuses de Leonor Barata, com estreia online no Teatro São Luis a 17de Abril de 2021. Trabalha na cenografia e figurinos para a peça Kamarád dos Mochos no Telhado, com estreia a 10 de Maio de 2021, em Viseu.
Participa no Projecto Creta – Laboratório de criação teatral, um projecto com o apoio do Programa Viseu Cultura, onde trabalha como produtora executiva, desde 2019.
www.anaseiadematos.com

Esta peça foi criada para o Museu do Falso e teve como Parceiro Institucional

Peça Anterior
Peça Seguinte
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google