“Retrato de uma mulher deitada”
AUTORA: Sarah Affonso
TIPOLOGIA: Bordado
DATA: c. 1917
Contextualização
Sarah Affonso nasce em 1899 em Lisboa, seguindo com a família para Viana do Castelo aos 4 anos, onde estuda, entre 1905 e 1910, num colégio de freiras. Aí aprende a pintar e a bordar, disciplinas que irá explorar ao longo da vida. Acredita-se que tenha sido nesse colégio que se tornou amiga de uma descendente da família Sampaio e Melo, proprietárias à altura da Casa da Calçada, em Viseu.
Em 1914 Sarah Affonso regressa com a família a Lisboa, iniciando os estudos na faculdade de Belas Artes em 1916. Terá sido nos primeiros anos de faculdade que se desloca a Viseu numa visita à sua amiga de infância e que executa e oferece o bordado agora exposto. Pensa-se que será um retrato da sua amiga.
Aquando das obras de reabilitação, que tiveram início já no final de 2014, foi descoberto o dito bordado num local escaninho do sótão da casa, juntamente com uma dedicatória num pedaço de papel, entretanto perdida, que Sarah Affonso terá escrito e assinado. Várias testemunhas oculares atestam o facto, não oferecendo explicação, no entanto, para o desaparecimento da dita dedicatória.
Esta incorporação, no acervo do Museu do Falso, teve como Parceiro Institucional