Réplica Contemporânea de Vénus Yoruba

AUTORIA: Museu Terras de Besteiros – Museu Municipal de Tondela
DATA: 2022
TIPOLOGIA: Escultura
N.º DE INVENTÁRIO: MF.2022.011
N.º DE CATÁLOGO: #065

Memória Descritiva & A Falsidade Explicitada

O Museu Terras de Besteiros abriu as suas portas ao público em setembro de 2010 e, desde então, tem desenvolvido um incansável trabalho nas áreas da investigação, da preservação e da divulgação do património cultural local.

São muitas as tarefas e as responsabilidades que repousam sobre os ombros da equipa técnica do Museu, podendo mencionar-se, a mero título de exemplo, a execução de visitas guiadas, a organização de exposições temporárias, a monitorização de sítios arqueológicos e a criação de atividades no âmbito do Serviço Educativo.

Numa altura em que essa equipa técnica estava convencida de que, em virtude da experiência adquirida, nada mais seria capaz de a surpreender… eis que uma instituição denominada de Museu do Falso lhe pede a “casa” emprestada para divulgar o seu Núcleo Linguístico e lhe lança o desafio de usar a imaginação para construir uma estória e um objeto fictícios.

Como o Museu Terras de Besteiros não recusa desafios, logo se iniciaram os brainstormings e se colocaram as mãos à obra.

Conceber a narrativa até foi bastante simples: uma vez que na Capela de Santa Ana existem lápides tumulares sem qualquer texto ou brasão que identifiquem os defuntos, rapidamente se formou a ideia de lhes associar uma personagem histórica que fosse, ao mesmo tempo, carismática e improvável. A escolha recaiu sobre João Brandão, o célebre “salteador” que nasceu no concelho vizinho de Tábua, mas que logo haveria de ganhar notoriedade em todo o território das Beiras.

O passo seguinte consistiu na gravação do epitáfio sobre uma laje de xisto, encontrada nas margens da ribeira do Carvalhal (Molelinhos), sendo importante assinalar que no âmago desse objeto residem dois elementos marcadamente simbólicos: o texto em latim, que permite uma fácil integração da estória na linha temática de uma exposição que é dedicada às questões linguísticas; e o tipo de pedra utilizado – o xisto – que serve de bom pretexto para relembrar a existência e a importância da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos, um dos polos arqueológicos associados ao Museu Terras de Besteiros.
Por fim, assumiu-se que seria interessante enriquecer a reportagem noticiosa da Gazeta Informativa do Centro (um jornal falso, claro está) com o fragmento de papel contendo uma quadra de estilo popular. Considerando o teor das cantigas que o povo da Beiras lhe dedicou quando se soube da sua deportação para África, não parece descabido que o famoso salteador – no seio de um universo alternativo onde o seu regresso a Portugal tivesse sido possível – se vingasse dos inimigos com uma trova satírica.

Estamos, em suma, na presença de uma inocente falsidade, concebida com o único propósito de estimular a curiosidade pela História local e pelo património cultural concelhio.

Sobre Museu Terras de Besteiros – Museu Municipal de Tondela

Instalado no magnífico Solar de Santa Ana, em pleno coração da cidade de Tondela, o Museu Terras de Besteiros assume como missão principal a preservação da História, da identidade e das memórias da comunidade local.
A sua exposição permanente é constituída por coleções de objetos tão numerosas quanto heterogéneas (já que abrangem as áreas de Arqueologia, de Etnografia, de Arte Sacra…), oferecendo assim aos visitantes uma síntese das diversas fases de ocupação humana do território, desde o Neolítico até à contemporaneidade.
Desde a sua génese, pretendeu-se que o Museu estendesse a sua atuação a todo o território concelhio, integrando uma multiplicidade de monumentos e sítios que permitisse compreender a História local e que fosse representativa da riqueza patrimonial de Tondela. Esses núcleos museológicos, que podem ser visitados mediante marcação prévia, incluem a Anta da Arquinha da Moura, a Estela-menir de Caparrosa e a Estação de Arte Rupestre de Molelinhos.
www.pedropires.pt

Esta peça foi criada para o Museu do Falso com o Apoio

Peça Anterior
Peça Seguinte
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google