Placa: Casa de Pasto “Parreira do Minho”
AUTOR: L Filipe dos Santos
TÉCNICA: Pintura
DATA: 2012
N.º DE INVENTÁRIO: MF.2012.020
Memória Descritiva
Animado por uma nostalgia, que não me coíbo de assumir haver romantizada, relativa a uma determinada atmosfera cultural própria das primeiras décadas do séc. XIX, decidi homenagear um dos nomes que então mais se destacou na cidade de Viseu. Falo de José d’Ameida Furtado, vulgo Pintor Gata.
Sendo eu um neto de um antigo propriatário da Casa de Pasto e Estalagem “Parreira do Minho”, situada na Rua Direita (local de nascimento do Pintor Gata), pareceu-me natural e óbvia a relação que teria de estabelecer entre os dois elementos.
O meu trabalho consistiu em elaborar uma placa “publicitária”, supostamente criada aquando uma estadia do dito pintor na “Parreira do Minho”.
Como suporte foi utilizada uma tela colada sobre cartão e encaixilhada por uma simples moldura de madeira. A pintura foi feita com tintas acrílicas. Em momento algum tentei retratar os aspectos pictóricos da obra do Pintor Gata, mas antes o lado pitoresco da tal nostalgia romantizada.
A Falsidade Explicitada
Esta peça baseia-se sobertudo no Pintor Gata. Juntamente com ele apenas a Rua Direita e a Casa de Pasto são elementos verdadeiros. O farmacêutico e as suas filhas, desde a estadia do pintor na Casa, não passam de devaneios da imaginação. Para descobrir um pouco mais sobre a obra e vida de José d’Almeida Furtado, recomendamos uma visita a esta página.