Aquilino Ribeiro descasca batatas no Presídio do Fontelo

AUTORA: Cris Nogueira
DIMENSÕES: 180x220mm
MOLDURA: Madeira de Carvalho, 480x520mm
LOCAL: Solar do Vinho do Dão
FIGURANTE: João Rocha
DATA: 2012
N.º DE INVENTÁRIO: MF.2012.006

Memória Descritiva

Aquilino Ribeiro apreciava uma boa refeição, de sabores beirões, em boa companhia e tinha sempre muito cuidado com a sua aparência. Imagina-se que não terá iniciado a fuga do Presídio do Fontelo sem antes ter degustado um bom jantar na companhia dos seus fiéis amigos. Com essa ideia partiu-se para a criação de uma falsa fotografia durante o seu tempo no presídio.

Com recurso a fotografias de época de Aquilino Ribeiro procurou-se um modelo que se adequasse e se propusesse fazer a figuração para este efeito, foi João Rocha quem se dispôs a esse papel.

A pesquisa dos espaços disponíveis no Solar do Vinho do Dão que mantivessem vestígios de época, finais dos anos 20 resultou no espaço da cozinha que embora tivesse algumas marcas da modernidade, como candeeiros de parede, estes suprimidos na pós-produção. É uma fotografia digital, com tratamento em Photoshop, em exposição múltipla – reflexo de Aquilino no vidro da porta do armário – e correcção da textura e balanço de cor para o processo de envelhecimento.

Para a moldura foi usado carvalho por se considerar ser uma madeira nobre e endógena desta região. A construção foi feita por um marceneiro local dando um relevo central ao tamanho da imagem. Com a ajuda de José Lorena, foi feito o tratamento de envelhecimento da madeira com soda caústica e a superfície posteriormente lixada para lhe conferir efeitos. Colagem da fotografica à madeira com acabamento de betume judaico e aguarrás para retirar o brilho das impressões em papel fotográfico actual e criar homogeneidade no trabalho final.

A Falsidade Explicitada

“Perdoo tudo! Até mesmo que me roubem, só não perdoo a um homem preso que não se esforce por fugir!”

Aquilino Ribeiro foi preso em Mangualde, a 20 de julho de 1928, após a tentativa de evitar o descarrilamento do comboio que transportava os revoltosos “Caçadores 10 de Pinhel” em direcção a Lisboa.

Ficou detido no Presídio do Fontelo, em Viseu, onde desde logo começou a preparar a sua fuga. A 15 de agosto, dia de festa da Nª Sra. da Lapa, recebe amigos próximos, cúmplices no plano de evasão. Uma grafonola para abafar o som, um serrote ardilosamente escondido num cesto de bolos e uma chave moldada por mestre forjador. Um buraco no sobrado e uma porta aberta na loja por baixo da prisão, a liberdade rumo ao exílio, em Paris.

Aquilino protagonizou esta história rocambolesca, sendo um símbolo intemporal do não conformismo, a luta pelos ideais republicanos, em demanda constante pela liberdade e justiça social, muito ao estilo de um dos personagens que admirava Sancho Pança.

Sobre Cris Nogueira

Cris Nogueira, nasceu em Lisboa em 1965. A sua formação e experiência profissional passaram
pela informática e análise de sistemas para grandes empresas em Lisboa durante 20 anos. Um dia
em busca de qualidade de vida e de novos rumos, mudou-se para Viseu com a família na bagagem. Trabalhou no Teatro Viriato e pressentiu um novo mundo por descobrir. Resolveu ir estudar
de novo, agora Animação Cultural, por ser um curso multidisciplinar na área das artes, com que
se identifica. Passou pela produção de espectáculos para Associações locais e pela formação em
escolas para os mais pequenos. Irrequieta e a querer mais, frequenta agora o Mestrado em Artes
Plásticas, Design e Multimédia conjugando o saber anterior na área da informática com as Artes
Plásticas e Performativas. O cromo nº17 da Viseupédia, Projecto Património e a peça para o Museu
de Falso são os seus primeiros trabalhos públicos nesta área.
Peça Anterior
Peça Seguinte
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google