Amostra do Muro de Berlim da secção da intervenção de Keith Haring
AUTOR: Nuno Tudela
POLAROID: Instantânea Integral IMPOSSIBLE Color Shade PX680 (testfilm)
DATA: 2012
N.º DE INVENTÁRIO: MF.2012.005
N.º DE CATÁLOGO: #005
Memória Descritiva
1) O pedaço de um vulgar muro, encontrado no Porto e pintado com um tom de amarelo, idêntico ao do mural de Haring.
2) Uma fotografia Instantânea Integral IMPOSSIBLE Color Shade PX680 (testfilm), filme apenas lançado no mercado em 2012. Esta imagem é fruto de uma remediação, uma fotomontagem digital reproduzida num ecrã de um portátil e fotografada com uma câmara Polaroid SX-70 Alpha 1.
A Falsidade Explicitada
A fotografia dos polícias aparentemente foi tirada pelo fotografo de origem Kazak, Vladimir Sichov, existindo uma de sua autoria confirmada e tirada a Haring no dia da execução da obra. Podem ver-se os mesmos polícias, um deles com a câmara Polaroid na mão. As fotografias de Haring a pintar o muro foram de facto tiradas. O polícia que segura a câmara Polaroid é, na verdade, um elemento da STASI, polícia política da antiga Alemanha Democrática.
Sobre Nuno Tudela
Realizador. Fotógrafo. Professor Adjunto na ESMAD/P.PORTO, Vila do Conde. Título Especialista em Artes da Imagem CNAEF 213 – Audiovisuais e Produção dos Media pelo Instituto Politécnico do Porto. Mestrado em Comunicação Audiovisual (Cinema Documental) pela ESMAE/P.PORTO Licenciatura em Cinema (Realização) pela ESTC/IPL, Amadora. Realizou dezenas de exposições de fotografia individuais e coletivas; é convidado para conferências, formação e júris de festivais de cinema e audiovisuais.
Esta peça foi reprogramada para o Museu do Falso com o Apoio