T-shirt distribuída aquando da inauguração do Centro Comercial Novo-Ciclo, em Tondela
AUTOR: Centro Comercial Novo-Ciclo
TIPOLOGIA:
DATA: 17 de Julho de 1999
Contextualização
Tudo começa com um grupo mais ou menos jovial, conhecido por trabalhar para a comunidade, fazendo reverter para esta o resultado financeiro da sua actividade, nomeadamente dos seus espectáculos de rua e outros eventos de animação, e que com o passar dos anos ficou conhecido como a ACERT.
Em 1996 a ACERT é convidada para dinamizar, organizar a programação e fazer a gestão do espaço conhecido como Teatro Municipal Viriato em Viseu. Este grupo de foliões de Tondela aceita o convite e muda-se de armas e bagagens para a capital distrital.
Havendo esta transferência de entidades de Tondela para Viseu, Tondela deixa de ter o único marco cultural, para lá do barro negro de Molelos, minimamente relevante.
Assim sendo entre 1996 e 1999, numa altura em que muito se falava de reabilitação urbana, em particular na transformação de um antigo equipamento escolar, o ciclo de Tondela, num espaço cultural, esperava-se que fosse a ACERT a ocupar este espaço.
Nessa impossibilidade, os poderes locais da cidade organizaram-se e após várias reuniões, com base naquilo que eram os principais agentes económicos e com a participação activa de intervenientes que então possuíam as suas fábricas no parque industrial de Tondela, decidem transformar o antigo ciclo num Novo Ciclo Centro Comercial.
Em 1999 inaugura o novo e maior centro comercial da região e no dia da sua inauguração, todos os que se dirigiram ao Novo Ciclo e fizeram uma compra, receberam esta t-shirt como brinde.
Esta incorporação, no acervo do Museu do Falso, teve como Parceiro Institucional